As universidades já perceberam o potencial pedagógico da mistura de mídias. As instituições que oferecem ensino a distância já utilizam ferramentas de vídeo e áudio nas atividades que ministram pela internet para seus alunos. Exemplo disso é a Universidade de Fortaleza que possui um Núcleo de Ensino a Distância com profissionais das áreas de pedagogia e comunicação produzindo conteúdos para serem transmitidos pela internet.
A interatividade pode ser observada nos sites das grandes universidades brasileiras. Eles apresentam-se como verdadeiros portais. A Universidade de São Paulo, a maior em número de pesquisas do país e terceira na América Latina, oferece em seu portal acesso a teses e dissertações da instituição, portal em quatro línguas, currículos dos pesquisadores e entre outros serviços que interessam a comunidade acadêmica.
Na página principal da USP há ainda um banner com links para os produtos de mídia produzidos na universidade. Rádio, TV, jornal e revista são contemplados como uma verdadeira agência de informações interativas. A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro também já perceberam o potencial da rede e mostram em seus sites suas produções com hipertextos interativos.
A PUC de São Paulo atualiza diariamente o site de sua TV Universitária. Os conteúdos vão desde coberturas institucionais até o trabalho da informação geral para a sociedade. A UFRJ possui um serviço semelhante ao jornal O Povo, no Ceará. Ela disponibiliza seu jornal impresso na internet no mesmo layout do papel que é distribuído nas ruas.

