A democratização da internet é um processo crescente e traz com ele o surgimento da sociedade da informação. Ler, assistir e ouvir conteúdos pelo mundo já existia desde a massificação dos meios de comunicação, mas o pulo do gato com a web está na possibilidade também de produzir seu próprio conteúdo.O termo Web 2.0 está na boca dos internautas desde 2003 e faz referência a uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma web, como wikis, por exemplo. Não faz referencia as especificações técnicas da internet, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores
Na rede todos podem ser jornalistas, apresentadores, editores, músicos e artistas. Nesse ambiente há espaço para todos mostrarem seu trabalho. No you tube MacGyvers pelo mundo postam vídeos feitos com equipamentos dos mais variados tipos e qualidades. É vídeo clip, curta metragem, vídeos antigos ou simplesmente um banho na Tia Zefinha.
Se há público para tantos produtores o tempo mostrará. O fato é que alguns conseguem destaque. Bandas como Teatro Mágico usaram plataformas colaborativas para divulgar seu trabalho alcançando êxito. Sem se submeter aos arranjos da televisão ou ao jabá para as rádios a banda tornou-se referência entre a juventude Emo do Brasil.
Segundo o site Palco MP3, em 2007 as músicas do Teatro Mágico registraram uma média de 670 mil downloads/mês No Youtube, são mais de 2 mil vídeos, sendo a maior parte postada pelo público. Em busca no orkut aparecem mais de 200 comunidades relacionadas e a oficial contabilizada em mais de 70 mil membros. Os shows sempre esgotam os ingressos e a internet foi a principal ferramenta de divulgação do projeto.
Diante de tanto conteúdo a rede revela a vocação para banco de dados. Ela está assegurando a memória das produções culturais, além, claro, de democratizar a informação.
Um comentário:
Com essa matéria fica mais fácil entender o que já percebia. Agora sei como essa interação participativa se chama. É a fragmentação do poder de comunicação. Melhor dizer a divisão de um poder na nossa sociendade. Parabéns pela matéria!!
Postar um comentário