Daniel Mendes Leão é mais um dos que não conseguem viver sem o Google. Para ele que nasceu em Recife, reside em Fortaleza e, ultimamente, trabalha em Belo Horizonte, lidar com a internet é quase uma prerrogativa para sua sobrevivência. Daniel trabalha, em Minas Gerais, como Gerente de Negócios do Instituto Brasileiro de Qualidade e Gestão Pública – IBQGP (instituição sem fins lucrativos que trabalha prestando consultoria e serviços tecnológicos para a melhoria do SUS). Ele também dá consultorias de Webmarketing, profissão nascida no contexto da sociedade da informação. Como se já não fosse muito, este rapaz de apenas 30 anos, também, toca vários instrumentos percussivos e é pai da Magnólia, dividindo sua vida em pastas e janelas como um desktop de computador.Este blog entrevistou Daniel Leão na tentativa de compreender como o Google, inicialmente, um projeto de Doutorado criado em 1996, na Califórnia, EUA, mudou a maneira das pessoas acessarem a internet.
1. Camila Garcia: Quais são os serviços do google que utiliza no seu dia-a-dia? Para quê finalidades?
Daniel Leão: Primeiro uso a pesquisa como praticamente todo cidadão conectado no mundo. Uso o google docs, pois nossa equipe publica lá planilhas, listas, atividades, e documentos onde todos envolvidos podem acompanhar a evolução do projeto e suas pendências. É muito bacana se usar esse serviço também com o recurso de compartilhar e discutir, porque um documento pode ser acessado e compartilhado com várias pessoas em modelo colaborativo.
Usava muito a agenda do google, muito mesmo, mas depois que voltei a usar o Palm pra registrar meus compromissos e agenda de contatos, deixei de usar a agenda online, pois ela é falha nos recursos de sincronia com dispositivos móveis.
Uso o google maps pra traçar rotas, orientar destinos e apontar questões importantes do meu trabalho. No IBQGP, usamos a API do google maps pra integrar em nosso sistema. API é uma forma de fazer integração entre sistemas com o que tecnicamente chama-se "passagem de parâmetro".
Uso o google adwords pra divulgar serviços e produtos de clientes que eu dou consultoria e fazer com que navegadores cliquem até chegar em seus sites. Uso também o google adsense integrado em minhas páginas pessoais (e de clientes) para monetarizar estes sites, eles passam a receber valores do google dependendo dos seus cliques.
Também o google notes pra agrupar informações de pesquisas pela internet, é uma ferramenta em que você copia trechos de sites diferentes que mantém um assunto similar, pra uma pesquisa, dessa forma você pode retornar depois a ferramenta do google e pesquisar com tudo já marcado e separado.
Uso o gmail (claro) que em minha opinião é o melhor email na web pela sua interface toda em ajax e possibilidades de integração. E uso o gtalk para conversar com outros usuários do gmail. Uso também o google groups para administrar grupos de discussão de assuntos variados e principalmente dos grupos musicais que participo (Cocos do Norte, Tambor Caboclo do Benfica). NÃO USO ORKUT !!!
Uso o google alerts que me manda informações de uma determinada página quando muda ou busca publicações sobre um assunto específico que eu escolha. Uso o google reader para juntar rss e feeds de sites que eu costumo acessar com freqüência, dessa forma em um ponto único para leitura. Também uso o google base pra publicar listas e tabelas na internet que podem ser pesquisadas em temos gerais... É como ter um banco de dados com interface na web já pronta. E por fim uso o google analytics nos serviços de webmarketing.
D.L.: O google analytics é uma ferramenta que você integra no seu site e ele passa a rastrear todo tipo de acesso e monta relatórios e gráficos bem compreensíveis. Uso o google analitics desde o comecinho quando não era ainda aberto ao público em geral e vi a sua evolução. Hoje administro 16 sites com a ferramenta.
3. C.G.: No caso do google analytics, qual a sua opinião sobre uma empresa virtual
vigiar os tipos de acesso que as pessoas fazem na net?
D.L.: A palavra certa é analisar e não vigiar. Não estamos falando de segurança e sim de marketing de acesso. Diariamente várias pessoas (centenas, milhares) acessam sites que tem um objetivo específico, como por exemplo, VENDER. As estatísticas do google analitics vão mostrando por onde o usuário encontra sua página, o quanto ele navega, dá até pra identificar como é fácil ou difícil ele chegar à página de venda efetivamente, e em qual processo de venda (ex. selecionar produto, por no carrinho, preencher cadastro, pagar, confirmar compra) ele deixa o site sem concluir toda operação. Essas estatísticas são vitais para um processo de análise e reengenharia do site para facilitar a experiência do usuário e consequentemente facilitar a sua compra.
4. C.G.: Uma empresa que cerca o consumidor com tantos serviços capazes de monitorar a vida dos usuários da rede invade a privacidade de seus clientes?
D.L.: Acho que você está falando de algo mais amplo, de perda de privacidade, rastreamento de seus interesses e gostos, tudo para lhe bombardear com spams, promoções e etc. Nesse caso, o google tem os links patrocinados, ou google adsense. O nome adsense decomposto quer dizer Ad (anúncio) Sense (sensível)... Daí sensível ao quê?! Ao contexto... Contexto da pesquisa ou do seu email. Quando você abre um email no google e lê seu conteúdo (ex. eu lhe falando que comprei um Lada Nivea 1991)... Do lado direito da tela tem alguns anúncios do tipo... Compre seu 4x4, ou Trilhas Fácil, ou WebMotos e etc. Muita gente considera isso perda de privacidade, eu particularmente não ligo pois penso que minhas informações não são usadas a não ser pra me mostrar propaganda. Duvido que seja armazenada por muito tempo (o google estaria ferrado de espaço em disco e servidores) e duvido também que qualquer comportamento louco que o usuário tiver, que essa informação cairia em mãos indevidas capaz de fazer algo contra este. Enfim... Acho que sou muito pequeno diante desse mundo de dados.
5. C.G.: Como era seu trabalho antes do google?
D.L.: Antes do google eu tinha que voltar para o escritório para escrever emails, pois eu tinha tudo armazenado no meu computador por conta de espaço
6. C.G.: Em que os serviços podem melhorar?
Podem convergir ainda mais, podem ter mais serviços para plataformas móveis, pode criar ferramentas offline, como por exemplo, eu ler meus emails no gmails sem conexão na internet e escrever emails no avião e enviar quando conectar o meu computador no escritório. Podem criar mais interfaces de sincronismo entre informações e dispositivos
http://www.myspace.com/danielleao
http://batucadas.blogspot.com/
http://www.flickr.com/people/danielleao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário